Morte de Antonio Cícero: Marina Lima, Adriana Calcanhotto, Frejat e mais famosos prestam homenagens ao escritor
23/10/2024
Ele tinha a doença de Alzheimer e se submeteu a um procedimento de morte assistida. O escritor e poeta Antonio Cícero
Reprodução/ TV Globo
O escritor e compositor Antonio Cícero, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), morreu na manhã desta quarta-feira (23), na Suíça. Ele tinha a doença de Alzheimer e se submeteu a um procedimento de morte assistida.
Veja a seguir algumas das postagens que lamentam a morte do escritor.
Marina Lima
A cantora Marina Lima, irmã de Antonio, fez uma publicação no Instagram em luto. Ela não escreveu sobre o ocorrido.
Initial plugin text
Adriana Calcanhotto
A cantora Adriana Calcanhotto dedicou um texto no Instagram ao escritor. "O mais inteligente, íntegro, nobre e belo. O homem mais livre que já conheci e seu maravilhoso Marcelo, o único à sua altura. Que privilégio conhecê-lo, jantar com ele, compor com ele, ouvir suas ideias, rir com ele e guardá-lo para sempre enquanto durar esse para sempre. Sigo te amando, Cicero, doce príncipe, dorme em paz. Até mais", escreveu.
Initial plugin text
Lula
"Hoje nos despedimos do escritor Antônio Cícero, aos 79 anos", escreveu o presidente do Brasil no X, antigo Twitter. "Poeta, letrista e filósofo, Antônio era imortal da Academia Brasileira de Letras e muitos conhecem seus poemas pelas canções com a sua irmã, a cantora Marina Lima. Nesse momento de tristeza, meus sentimentos ao seu marido, a sua irmã e parceira Marina Lima, e todos os amigos e admiradores desse grande poeta."
Caetano Veloso
O músico Caetano Veloso publicou uma homenagem ao "seu melhor amigo" no Instagram e disse que soube da notícia ao acordar. "Recebi mensagem dele, onde a coerência e a lucidez, que sempre foram características do meu amigo filósofo e poeta, impressionam, mas não desfazem a tristeza que sua ausência física me causa".
"Cicero foi meu melhor amigo, a pessoa mais correta que conheci. O afeto de amizade mais límpido que se possa imaginar. E uma inteligência luminosa. Marcelo, seu marido de tantos anos, deve entender minha tristeza e também meu orgulho pela coerência de Cicero. Sua irmã Marina pôs música em um poema seu e dali saiu um longo e brilhante repertório de canções".
Initial plugin text
Orlando Morais
"Hoje meu amigo, irmão e parceiro Antônio Cícero se foi", lamentou Orlando Morais no Instagram. O cantor também compartilhou um vídeo de "Logrador", música que compôs em parceria com Antonio.
Gregório Duvivier
O ator e humorista Gregório Duvivier publicou uma homenagem nas redes sociais. "Antonio Cicero. Dia de guardá-lo, guardar seus versos, olhá-los, fitá-los. Pensando nele, e nos versos que a gente vai guardar pra sempre".
Initial plugin text
Frejat
O cantor Frejat publicou que está "muito triste" com o falecimento do poeta, a quem chamou de "querido parceiro".
"Sua contribuição para a música brasileira é imensa em letras que estão espalhadas por vários parceiros e com sua irmã Marina Lima. A lembrança que fica é o talento, o bom humor e uma charmosa timidez", escreveu em seu Instagram.
Quem era Antonio Cícero
Antonio era escritor e crítico literário, carioca, e membro da Academia Brasileira de Letras. Ele ocupava a cadeira 27 desde agosto de 2017.
O artista era irmão da cantora e compositora Marina Lima. Na voz dela, poemas seus ficaram famosos em todo o país. Entre as canções de sua autoria estão "Fullgás", "Para Começar" e "À Francesa".
Antônio Cícero também é coautor de "O Último Romântico", célebre na voz de Lulu Santos. Ele também teve parcerias com Waly Salomão, João Bosco, Orlando Morais, Adriana Calcanhotto.
Antonio sofria do mal de Alzheimer e se submeteu a um procedimento de morte assistida. O crítico literário e filósofo deixou uma carta explicando a decisão. A informação da morte foi confirmada pela ABL.
"Espero ter vivido com dignidade e espero morrer com dignidade", afirma Antonio Cícero em um trecho.
Antonio Cícero, poeta e filósofo, morre aos 79 anos